Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros10EtnográficasCAMOC – Um fórum interdisciplinar...

Etnográficas

CAMOC – Um fórum interdisciplinar que se dedica aos museus de cidade e às cidades

Maria Ignez Mantovani Franco

Texto integral

1CAMOC é um dos mais jovens comitês internacionais do ICOM – Conselho Internacional de Museus, organismo filiado à UNESCO, com sede em Paris, que mantém um Comitê Brasileiro com ampla atuação no país.

2É um fórum interdisciplinar para profissionais que trabalham ou se interessam por museus de cidade: planejadores urbanos, historiadores, antropólogos, economistas, arquitetos, geógrafos, museólogos, entre outros. Este comitê possibilita que os profissionais compartilhem conhecimento e experiências, troquem ideias e explorem parcerias inovadoras por meio de intercâmbios internacionais.

3Estimula o diálogo e a cooperação entre museus, oferecendo-lhes suporte em coleta, preservação e exposição de acervos relacionados ao passado, presente e futuro das cidades, com as quais colabora ao reforçar sua identidade e contribuir para o seu desenvolvimento.

4O CAMOC não é um comitê apenas conceitual – mais do que isso, está interessado em experimentos urbanos, projetos inovadores, compartilhamento de dados e indicadores de desenvolvimento; está entre as metas do CAMOC fomentar questões de interesse público, conhecer projetos que hoje impactam as cidades e constituir-se em espaço-fórum que discuta seus destinos.

5Em resumo, o CAMOC estuda e se interessa por cidades e pelas pessoas que nelas vivem.

6Como um organismo vivo e atuante, o CAMOC promove anualmente vários encontros interdisciplinares, seminários, workshops e publicações, contando com a participação de especialistas de grande expressão no cenário mundial de estudo das cidades.

7Neste ano, o CAMOC deverá realizar um workshop em Lisboa, em julho, com o foco em “Museus de Cidade hoje: novas perspectivas”; é co-realizador de um Encontro Internacional de Museus de Cidade, no Rio de Janeiro, em agosto; e realizará seu Encontro Anual em Vancouver, Canadá, em outubro de 2012, que abordará o tema “Museus de Cidade: Coleções e Conexões”.

8Bolsas de incentivo à participação de jovens membros do CAMOC em eventos internacionais  são disponibilizadas anualmente.

9O CAMOC tem como uma de suas metas ampliar sua representação na América Latina e está trabalhando no estabelecimento de parcerias inovadoras com universidades, programas e instituições correlatas, que se interessem igualmente pelo destino das cidades no mundo.

10http://icom.museum/​the-committees/​international-committees/​international-committee/​international-committee-for-the-collections-and-activities-of-museums-of-cities/​

11http://camoc.icom.museum/​index2.php

12Para saber mais sobre o CAMOC, contate no Brasil

13mi.icombra@gmail.com

14Para conhecer e se filiar ao ICOM no Brasil, consulte

15www.icom.org.br

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Maria Ignez Mantovani Franco, «CAMOC – Um fórum interdisciplinar que se dedica aos museus de cidade e às cidades»Ponto Urbe [Online], 10 | 2012, posto online no dia 30 julho 2012, consultado o 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/1391; DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.1391

Topo da página

Autor

Maria Ignez Mantovani Franco

Vice-Presidente e representante para a América Latina do CAMOC

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search