Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros3Tradução"Pare, olhe, escute!" – um prefácio

Tradução

"Pare, olhe, escute!" – um prefácio

Tim Ingold

Texto integral

Traduzido, sob autorização do autor, do original em inglês "Stop, Look, Listen!", capítulo da obra The Perception of the Environment. Essays in Livelihood, Dwelling and Skill. Routledge, NY, 2000 (pp.243-287).

Tradução de Ligia Maria Venturini Romão (FFLCH/USP), Marcos Balieiro (PPGF/USP) , Luisa Valentini (PPGAS/USP), Eliseu Frank (ICB/USP), Ana Leticia de Fiore (C.Sociais, FFLCH/USP) Rui Harayama (C.Sociais, FFLCH/USP)

1Dos vinte e três capítulos que fazem parte do meu livro, The Perception of the Environment, a maior parte foi escrita na década de 90. ‘Pare, olhe e escute!’ foi o último a ser escrito e foi, de longe, o mais extenso e o mais difícil de escrever. Tentando lidar com a questão geral de como as pessoas percebem o mundo à sua volta, fiquei tão animado quanto frustrado pela literatura sobre o que era, na época, o campo emergente da "antropologia dos sentidos". Por um lado, ela prometia um âmbito de investigação rico e fascinante, desvendando áreas da experiência humana negligenciadas previamente ou, até, intocadas. Por outro lado, no entanto, o que ela parecia oferecer, por trás de sua retórica de uma "revolução sensória" no conhecimento, era apenas mais do mesmo, sucumbindo, inocentemente, a um relativismo cultural cansado e amplamente desacreditado. Assim como a antropologia mais antiga (que opunha nós ocidentais aos ‘outros’ não ocidentais) havia retratado esses outros em mundos culturais diferentes, a antropologia dos sentidos parecia retratá-los, do mesmo modo, em mundos sensórios diferentes. Além de substituir "cultura" por "sentidos" e "modelos culturais" por "modelos sensórios", nada havia mudado.

2Em meu livro, procurei repudiar o axioma fundador desse tipo de relativismo – de que a percepção consiste, notadamente, na modelagem cultural de experiências recebidas pelo corpo – e substituí-lo por uma compreensão da percepção como engajamento ativo e exploratório da pessoa inteira, corpo e mente indissolúveis, num ambiente ricamente estruturado. Parecia-me que esse engajamento era precisamente aquilo que estava faltando a uma antropologia dos sentidos que não tinha nada a dizer sobre como as pessoas, na prática, vêem, ouvem e tateiam em suas próprias vidas, e que tinha tudo a dizer sobre como suas experiências da audição, da visão e do tato alimentam a imaginação e penetram suas expressões discursivas e literárias. Na completa objetificação dos sentidos, como coisas sobre as quais que alguém poderia empreender um estudo antropológico, parecia que os olhos, ouvidos e pele não eram mais considerados como órgãos de um corpo que, conforme trilha seu caminho no mundo, olha, escuta e tateia atentamente para onde está indo. Pelo contrário, eles se tornaram instrumentos de reprise, capturando momentos de experiência e retransmitindo-os a uma consciência reflexiva para subseqüente revisão e interpretação.

3Essa mudança de foco, de como as pessoas percebem o mundo real no qual habitam, para como elas habitam os mundos virtuais de sentido, já foi bem estabelecida no estudo daquilo que ficou conhecido como "cultura visual" e fez parte de um movimento mais amplo de pensamento que impulsionou a expansão inflacionária dos assim chamados estudos culturais. Para os estudiosos do visual, ver, aparentemente, não diz respeito à observação, a olhar a própria volta ou a atentar para o que está acontecendo. Tampouco diz respeito à experiência de iluminação que torna essas atividades possíveis. Antes, diz respeito, estreita e exclusivamente, ao exame cuidadoso de imagens. Onde não há imagens para ver, não há visão. É como se os olhos não se abrissem para o mundo em si mesmo, mas para um simulacro do mundo cujos objetos testemunham a experiência da visão e nos devolvem essa experiência em nosso olhar. Desorientado nesse mundo de imagens, no qual tudo que se pode ver é em si mesmo um reflexo da visão, o observador parece cego ao próprio mundo. 

4Uma das principais reivindicações da antropologia dos sentidos é, claro, de ter destronado a visão da posição soberana supostamente ocupada por ela no panteão intelectual do mundo ocidental e destacar as contribuições de outras modalidades sensórias, não visuais, acima de tudo para a formação sensória dos povos não-ocidentais. É, portanto, irônico que no ‘redescobrimento’ dessas modalidades – audição, tato, olfato, e assim por diante – antropólogos dos sentidos tenham efetuado exatamente a mesma manobra que seus aliados intelectuais no estudo da cultura visual. Aos mundos de imagens criados por esses últimos, eles simplesmente adicionaram mundos de sons, tatos e cheiros. Um sintoma desse artifício é a multiplicação de ‘paisagens’ de todos os tipos possíveis. Se os olhos devolvem para nós o mundo em sua imagem visual, concebido como paisagem, então do mesmo modo os ouvidos revelam uma paisagem sonora, a pele uma paisagem tátil, o nariz uma paisagem olfativa, e assim por diante. É claro que, na realidade, o ambiente que as pessoas habitam não é dividido por caminhos sensórios pelos quais elas podem acessa-lo. É o mesmo mundo, não importa o caminho que escolham. Mas essas múltiplas ‘paisagens’ não se referem ao mundo prática e produtivamente habitado. Elas se referem aos mundos virtuais criados pela captura das experiências encorporadas e perceptuais da habitação e pela sua devolução, em formas artificialmente purificadas, para interpretação e consumo. 

  • 1 D. Howes, Sensual Relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory, Ann Arbor: Universit (...)

5Nos anos que se passaram após 2000, quando ‘Pare, olhe e escute!’ foi publicado pela primeira vez, a ‘virada sensória’ no conhecimento foi de vento em popa, em grande parte graças aos incansáveis esforços de seu principal representante, David Howes. Acompanhá-la tornou-se uma moda acadêmica. Numerosas publicações surgiram, incluindo monografias, livros didáticos e compilações de ensaios1. Existe até uma revista especializada, The Senses and Society, voltada exclusivamente para esse campo. No entanto, a lacuna entre prática perceptual e imaginação sensória está maior do que nunca. Foi essa lacuna que fez com que ‘Pare, olhe e escute!’ fosse tão difícil de escrever. Esforcei-me para fechá-la mostrando como o que tem sido pensado e escrito em termos dos sentidos está, necessariamente, incrustado nas práticas da vida real como ver, ouvir e tocar. Até hoje, essa tentativa tem encontrado ouvidos moucos. Quando isso não acontece, ela tem se deparado com pura hostilidade.

  • 2 D. Howes, Sensual Relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory, Ann Arbor: Universit (...)

6Assim, em seu livro Sensual Relations, David Howes declara que a pior coisa que os antropólogos podem fazer é basear suas análises nos modelos de ‘sistemas perceptuais’ propostos por psicólogos como James Gibson ou filósofos como Maurice Merleau-Ponty2. É óbvio quem Howes tem em mira! Para ele, qualquer um que esteja interessado na visão e em como ela funciona, incluíndo eu mesmo, é, automaticamente, acusado de ‘imperialismo epistemológico’. Essa acusação é, certamente, risível. A visão é, obviamente, importante para a maioria dos seres humanos mundo afora, e acusar qualquer um que deseje escrever sobre ela de ter sucumbido ao visualismo é tão absurdo quanto banir pesquisas sobre a fabricação de ferramentas pelo homem pela razão de que isso significa conspirar para o projeto modernista de dominação mundial tecnológica!

7Ninguém é tão ingênuo a ponto de se crer totalmente livre de ser tendencioso. No entanto, quaisquer vieses que surjam em estudos de maneiras como as pessoas usam seus olhos, ouvidos e pele para perceber, ou a maneira como usam ferramentas para atuar, são insignificantes diante do imperialismo inerente a um projeto comparativo que limita as maneiras de pensar e conhecer das ‘culturas indígenas’ a epistemologias sensórias fechadas que são expostas à jurisdição dominante do onisciente e onipotente antropólogo ocidental. Esse é o projeto que Howes propõe em nome da antropologia dos sentidos. As filosofias que ele denuncia de modo tão estridente são, precisamente, aquelas que têm o potencial de nos levar para além de um relativismo cultural tão abjeto, em direção ao reconhecimento de que se as pessoas diferem nas maneiras como percebem o mundo, é, precisamente, por causa daquilo que elas têm em comum, a saber, sua base existencial no único mundo que elas – e nós – habitamos. Para trazer de volta à terra a antropologia dos sentidos, nossa prioridade deve ser restituir aos mundos virtuais do sentido as praticidades de nossa maneira sensória de perceber o mundo.

Topo da página

Notas

1 D. Howes, Sensual Relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory, Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003; M. Bull and L. Back (eds), The Auditory Culture Reader, Oxford: Berg, 2003; V. Erlmann (ed.), Hearing Cultures: Essays on Sound, Listening and Modernity, Oxford: Berg, 2004; D. Howes (ed.), Empire of the Senses: The Sensual Culture Reader, Oxford: Berg, 2005; C. Classen (ed.), The Book of Touch, Oxford: Berg, 2005; J. Drobnick (ed.), The Smell Culture Reader, Oxford: Berg, 2006; M. Paterson, The Senses of Touch: Haptics, Affects and Technologies, Oxford: Berg, 2007; E. Edwards and K. Bhaumik (eds) Visual Sense: A Cultural Reader, Oxford: Berg, 2008; D. Howes (ed.) The Sixth Sense Reader, Oxford: Berg, 2009.

2 D. Howes, Sensual Relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory, Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003, pp. 49-50. Em relação ao imperialismo epistemológico, ver ibid. pp. 239-40, fn. 8

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Tim Ingold, «"Pare, olhe, escute!" – um prefácio»Ponto Urbe [Online], 3 | 2008, posto online no dia 14 agosto 2014, consultado o 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/1944; DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.1944

Topo da página

Autor

Tim Ingold

University of Aberdeen

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search