Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros4Editorial

Texto integral

1O quarto número de Ponto Urbe apresenta, como novidades em sua infraestrutura, endereço próprio na Internet e a utilização de novos recursos que darão mais espaço, autonomia e ferramentas para a revista diversificar seu alcance. É o caso da edição em formato e-magazine executável, que pode ser copiada pelo público, gravada e transportada em CD, DVD, palmtopspen-drives etc e lida off-line. Com relação ao conteúdo, propriamente dito, cabe ressaltar que se consolida a seção Tradução, desta vez com um texto pouco conhecido, mesmo entre antropólogos, de Edward Burnett Tylor e que tem especial significado para uma das linhas de pesquisa do NAU: a dos “Estudos da Comunidade Surda”. Trata-se, com efeito, de um trabalho sobre o uso da língua de sinais publicado em 1865, dado inequívoco do pioneirismo da reflexão antropológica sobre esse tema e que, conforme mostra César Augusto Silva, na apresentação desta tradução, será de valia para as incipientes pesquisas, no Brasil, acerca de surdos. A Entrevista, desta feita, é com Eunice Ribeiro Durham, professora aposentada do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, cuja importante trajetória acadêmica, marco na Antropologia Urbana no Brasil, está disponível graças à entrevista que concedeu a Lilian de Lucca para nossa Revista. A Profa. Eunice, aliás, foi quem fez a conferência(disponível em vídeo) de abertura,  sobre “Os desafios da etnografia, ontem e hoje”,  na VII edição do Seminário Graduação em Campo, promovido pelo NAU em setembro de 2008; três artigos selecionados entre os textos que foram apresentados neste Seminário também estão aqui, na seção que leva o nome deste evento. O artigo de Renato Sztutman, “Natureza & Cultura, versão americanista – um sobrevoo”, tem especial significado para a Revista no sentido de ampliar essa discussão para além do círculo dos interessados em etnologia indígena. Ainda ampliando círculos, da Universidade do Porto vem o trabalho do sociólogo português João Teixeira Lopes “Entre ‘cá’ e ‘lá’: estudo comparado de casos (espaços públicos centrais em São Paulo e no Porto)”. Ao todo, são quinze os artigos, de autores vinculados a instituições tão diversas como UFRS, UFSE, Unicamp, UFF, UFPA, FGV-RJ, USP, UERJ, UFV. Para a seção Cir-Kula, que acolhe trabalhos de campos afins ao da Antropologia, Ponto Urbe  recebe uma contribuição da área da Geografia e outra da Educação. Temos, ainda, seis resenhas sobre livros recém-lançados, com destaque para o de Ronaldo Almeida, "A Igreja Universal e seus demônios", segundo volume da coleção Antropologia Hoje, resultado de uma parceria entre o NAU e a Editora Terceiro Nome; e uma resenha sobre um CD etnográfico. Finalmente, a Etnotícia dessa edição traz um breve relato da experiência de campo na cidade de Manaus, no contexto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, PROCAD, estabelecido, neste caso, entre USP e UFAM. 

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

«Editorial»Ponto Urbe [Online], 4 | 2009, posto online no dia 31 julho 2009, consultado o 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/1869; DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.1869

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search