Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros8Editorial

Texto integral

1Nesta oitava edição, a revista eletrônica do NAU, Ponto Urbe, apresenta na seção Artigos seis  textos:  o de  Hércules Vicente do Nascimento, sobre uma torcida organizada na Paraíba; de Arthur Pires Amaral, narrativas de um drama social; o de  Rachel Rua Baptista Bakke, com uma análise comparativa de duas obras de Nina Rodrigues; de Michely Aline Jorge Espíndola, sobre a presença dos  índios Terena no contexto urbano; o de Viviane Kraieski de Assunção, sobre consumo de alimentos e a formação de mercados brasileiros em Boston e o de Ane Talita da Silva Rocha sobre  jovens e o prazer.

2A seção Cir-kula, destinada a divulgar textos de outras áreas, mas em diálogo com a Antropologia, traz a contribuição de  Eduardo Álvarez Pedrosian, de Montevidéu:  “El antes y el después de la ciudad neoliberal”; de Maicon Barbosa: “Narrativas, conversações e ritornelos em meio à feira livre”; de Danilo Fontenele Sampaio Cunha: “Criminalidade organizada: antigos padrões, novos agentes e tecnologias”; e a de José Vargas Hernandez, da Universidade de Guadalajara: “Decrecimiento del pueblo corporativo Atenquique y  su declinación económica y ambiental”.

3A seção Entrevista traz o depoimento da pesquisadora e professora da UNICAMP, Guita Grin Debert, compilado por Lilian de Lucca Torres.

4A seção Tradução, que vem despertando interesse por disponibilizar textos atuais de bastante procura por alunos e professores, neste número traz duas contribuições: A pessoa fractal. , WAGNER, Roy. “The Fractal Person”. In: Marilyn Strathern e Maurice Godelier (org.). Big Men and Great Men: Personifications of Power in Melanesia. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, por Christiano Key Tambascia e Iracema Dulley; e Cortando a Rede. Strathern, Marilyn. “Cutting the Network”. In: The Journal of the Royal Anthropological Institute. Vol 2. No. 3 (set. 1996), por Ana Letícia de Fiori.

5A seção Etnográfica, aberta a curtos relatos de campo, apresenta  uma boa variedade:  o primeiro é sobre uma etno-expedição em Belém do Pará; depois, sobre as comemorações do Dia  do Índio em Manaus/AM; em seguida, a pesquisa no entorno da região do Museu da Imigração, Mooca, São Paulo; a etnografia coletiva da Xª Reatech, uma feira internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; o relato de um seminário, em Mossoró/RN; e outro seminário de turismo e desenvolvimento na Bolivia; a “Marcha para Jesus”, no Rio de Janeiro; por fim, um evento de Cooperativismo Social em Campinas/SP.

6E, por último, a seção Resenhas: Performance, Arte e Antropologia (orgs.) Francirosy Ferreira e Regina Müller, por Bianca Tomassi;  e Baianas de acarajé: comida e patrimônio no Rio de Janeiro. Nina Pinheiro Bitar, por Edlaine Gomes.

7Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani

8Editor

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

«Editorial»Ponto Urbe [Online], 8 | 2011, posto online no dia 31 julho 2014, consultado o 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/1200; DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.1200

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search