Navegação – Mapa do site

Editorial

José Guilherme Cantor Magnani

Texto integral

1A edição de número 10 da revista eletrônica do NAU, Ponto Urbe, apresenta na seção Artigos sete contribuições: Vagner Gonçalves da Silva (USP) analisa a presença do sagrado afro-brasileiro na obra de Carybé; Vinícius Zanoli (UNICAMP) e Regina Facchini (UNICAMP) enfocam a trajetória do Identidade, grupo ativista do movimento LGBT (de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), de Campinas; Ramon Pereira dos Reis (USP) busca compreender como se dá a dinâmica das relações homoeróticas entre gays em duas boates GLS de Belém; Pedro Soares (UFRGS) apresenta as experiências etnográficas vivenciadas em uma barbearia localizada no Centro de Porto Alegre; Giancarlo Machado (USP) apresenta sua etnografia sobre os usos da rua por skatistas da cidade de São Paulo. Nessa edição, a revista conta com duas contribuições internacionais, uma delas, em inglês, é a dos professores Graça Cordeiro (Instituto Universitário de Lisboa) Lígia Ferro (Instituto Universitário de Lisboa) e Tim Sieber (University of Massachusetts, Boston) sobre murais comunitários e identidade local em bairros de migrantes em Boston; a outra é a de Tiziano Sposato (Università “La Sapienza” di Roma) sobre as experiências sociais de ítalo-descendentes no Brasil.

2A seção Cir-Kula, destinada a divulgar textos de outras áreas, mas em diálogo com a Antropologia, traz a contribuição de Rogério Afonso (UFES) sobre a casaca, instrumento musical e objeto de arte característico do congo – uma forma de folguedo – no Espírito Santo.

3A seção Entrevista dessa edição traz o depoimento de Nicolau Sevcenko, professor de História da USP, autor dos livros: A revolta da vacina, Orfeu extático na metrópole e Literatura como missão, entre outros.

4A seção Etnográficas, aberta a curtos relatos de campo, apresenta uma descrição do encontro Cristão-Muçulmano em Foz do Iguaçu, chamado “Maria: exemplo para todos nós – Encontro Internacional Cristão-Muçulmano”, por Douglas Piza (USP); uma apresentação do CAMOC, um fórum interdisciplinar para profissionais que trabalham ou se interessam por museus de cidade, feita pela sua vice-presidente e representante para a América Latina, Maria Ignez Mantovani Franco; e uma exposição da reunião intitulada Cristo e o processo revolucionário brasileiro, conhecida também comoConferência do Nordeste, ocorrida em Recife/PE e convocada pela Confederação Evangélica do Brasil (doravante CEB), por Eva Scheliga (UNIFESP).

5Na edição 10 da Ponto Urbe, a seção etnográficas traz também um breve experimento etnográfico realizado pelos pesquisadores do NAU/USP que compõem o grupo NAU – Cidades, Alexandre Pereira, Giancarlo Machado, Gilberto Moreno, Guilherme Meneses, Lilian Torres, Luciana Mendonça e Rodrigo Chiquetto. O grupo de pesquisadores acompanhou a Virada Cultural 2012 – evento, em sua oitava edição, que propicia uma série de atividades culturais na cidade, particularmente no Centro, por 24 horas. Para dar conta da diversidade das atividades que ocorreram nesse grande evento, esse relato etnográfico conta com um texto geral, Virada 2012: embriaguez cultural na metrópole, com links para relatos individuais de alguns dos pesquisadores que participaram dessa empreitada e para a entrevista feita com dois artistas de performances de arte corporal, Luciano Iritsu e Almir da Silva Pinheiro, realizada por Lilian Torres.

6Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani

7Editor

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

José Guilherme Cantor Magnani, « Editorial », Ponto Urbe [Online], 10 | 2012, posto online no dia 16 Abril 2014, consultado o 19 Outubro 2017. URL : http://pontourbe.revues.org/1180

Topo da página

Autor

José Guilherme Cantor Magnani

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

© NAU

Topo da página
  • Logo Núcleo de Antropologia Urbana da USP
  • Logo Universidade de São Paulo
  • Revues.org